12.1.12

Uma experiência mega diferente - Indivíduo para Fashion Rio

Olá pessoal,
Hoje estou aqui pra dividir com vocês uma experiência diferente!!!!!
Bom, assimmmm....eu sempre apreciei muito o trabalho desenvolvido pelo coletivo OESTUDIO e nesses ultimos meses tive o imenso prazer de fazer parte do "próprio" juntamente com um grupo coordenado por Anne Gaul e Fabrício da Costa, cujo o objetivo era desenvolver uma coleção para o inverno 2012
e apresentá-la no Fashion Rio.
Posso dizer que está sendo um enorme desafio.... imaginem vocês que estamos em 18 pessoas e que nunca tínhamos nos vistos, pessoas totalmente diferentes, de lugares diferentes, profissões diferentes, porém todos com olhos voltados para moda.  O que eu posso adiantar aqui está ficando tudo muito lindo e diferente!!
Fiquem ligados, pois o canal GNT estará transmitindo...
A coleção entitulada de Indivíduo inspira em um ser  chamado você!!!!!!! 
Nesta coleção usamos materiaais texturizados, tingimentos, plissados, estamparia digital, reaproveitamos tecidos de outras coleções reforçando a sustentabilidade...enfim, muitas novidades estarão lá... confiram!!!!


 Eis aí o release:

  • OESTUDIO apresenta a coleção Indiví-duo, uma experiência baseada em você
    Para o Inverno 2012 do Fashion Rio, a grife investiga o INDIVÍ-DUO, um ser Indivisível (indivi) paradoxalmente Múltiplo (duo) pelas inúmeras possibilidades dentro do universo da moda contemporânea.

    Para o desenvolvimento da sua nova coleção OESTUDIO selecionou 18 pessoas que se identificam com a marca e revelaram três conceitos de personalidade e comportamento que passaram a fundamentar a coleção, cuja essência é a expressão da individualidade criativa em busca do inusitado coletivo.

    CROMO-SOMOS
    A primeira inspiração da coleção apresenta o “indivíduo indivisível”, um ser íntegro, consciente de sua relação com a natureza, capaz de evoluir estaticamente ancorado no mistério universal. Neste cenário do ser pleno, as únicas costuras são as cicatrizes do corpo impressas em nosso DNA por culturas antepassadas. 

    Espirituosamente batizado de “Cromo-Somos”, neste insight vemos modelagens de costuras aparentes e cortes orgânicos em tecidos texturizados. Aqui, trabalha-se o conceito de memória viva, passada de geração para geração representadas por estampas de códigos genéticos e intervenções de rastros humanos deixados pelo uso cotidiano.

    INVERSÃO
    A segunda bateria de estudos é o motivo de “Inversão”. Nos referimos as inversões de valores que revelam um “indivíduo dividido” pelo mundo moderno em hiper movimento, numa constante ruptura de paradigmas. Passamos a negar a existência de uma força natural e herdamos o fardo: o controle sobre nós mesmos! Confeccionamos um novo mundo de artificialidades, afogados na ilusão de identidade vendida por marcas e coisas.

    A divisão do outrora indivisível, quando manipulada, fragmenta a chance de autenticidade representada por roupas que invertem modelagens e reposicionam o corpo de modo artificial. A estamparia, resultante de uma pesquisa com impressão digital sobre lã, reflete a fluidez pervasiva e amorfa da era pós-moderna.

    TRANSPRAFRENTE
    O terceiro alicerce da coleção é a nossa sugestão para um novo modelo de indivíduo. “Transprafrente” é o conceito de uma geração transparente, onde as pessoas estão conectadas e atuam naquilo que gostam. O ideal da nova ordem se dá pela descoberta do “indivíduo coletivo”.

    A sugestão transprafrente mostra uma linha futurista com modelagens multifuncionais e universais que embarcam todas as numerações em uma única peça. A estamparia deste tema expressa tramas e sugere um comportamento não organizacional e sim orgânico.

    COMPLEMENTOS
    Os tons da coleção são variações de nude que sugerem a composição da pele humana. Laranja, verde e preto são as cores das camadas externas que envolvem e comovem o indivíduo, como o fogo a natureza e o luto.

    Os acessórios trazem pequenos indivíduos nos brincos, colares e camafeus. Tubos de ensaio com resina, pigmentos e objetos enclausuram os mistérios do universo e guardam em seu “âmbar” os valores milenares que gostaríamos de levar adiante.

    A trilha sonora elege nosso anti herói: um porco. Reeditamos o trabalho do músico experimental Matthew Herbert que contrapõe sons orgânicos, mecânicos e digitais. A base sonora “suína” homenageia as “porcarias” da moda.

    A EXPERIENCIA
    O processo de construção desta coleção foi um gesto corajoso de inovação na formação de novos talentos para a moda. Por três meses designers, estilistas, modelistas, roteiristas, administradores, professores, pedagogos, empresários, publicitários, produtores e artistas plásticos participaram da criação. São pessoas distintas na vocação mas únicas na intenção de superação pela moda e que executaram os conceitos que regem a nova coleção.

    As etapas de capacitação da nova turma de profissionais deu-se primeiramente pelo “envolvimento” entre os participantes que estudaram conceitos Teóricos de moda, comportamento, negócios e cultura. 

    Uma vez descoberto o talento individual e a potência coletiva dessa equipe, entramos na fase de “desenvolvimento” pela prática diária onde juntos conceituamos, desenhamos, testamos, validamos e promovemos todos os aspectos de uma coleção.

    A terceira e última etapa da experiência foi a pré-produção do desfile onde focamos nas atividades relacionadas ao evento: luz, cenografia, performance, casting e trilha, são alguns exemplos das definições desta fase

    Nossa conclusão é que somos todos influenciados pelas infinitas possibilidades; infelizmente o lema hoje é mudar apenas por mudar. Somos corajosos porque quebramos a mania de fazer mais do mesmo. Através deste método, pioneiro dentro de uma marca, conseguimos envolver para desenvolver e provar para nós mesmos que é possível, sim, fazer moda desconstruindo tolos processos comerciais e irritantes normas institucionais, apenas costurando os sentidos entre os que se amam pela moda.

    São eles: Ana Carolina Horta, Andrea Villas Boas, Bárbara Boneca, Bárbara Tatiana Caribé, Bruno Schott, Carolina Rocha, Eli Alves, Ingrid Lundberg, Juliana Pegoraro, Juliana Costa, Lizie Calmon, Marcela Petrus, Marcela Grozdea, Raissa Colela, Rebecca Pimentel, Thiago Ortiz, Waleska Praxedes, Yasmin Marzullo e OESTUDIO.

    Abaixo: nosso grupo Cromo-somos!!!rsrs




Acima : vestido em textura aveludada todo em camadas que remetem as camadas da  pele .



  Ahhh....clica Aqui pra ver uma matéria sobre o desfile que já saiu na Revista Fator.

beijão e até logo!!! 
J.